Blog
Blog

28
Seg

Este é o primeiro artigo sobre 'disciplina' de uma série de três textos. Aprofunde seu conhecimento sobre o tema:

                   
O que é disciplina?  Vamos pensar um pouquinho?

Vê-se a disciplina como complexa, porém há consenso de que sem disciplina não é possível realizar um trabalho pedagógico significativo.
Percebe-se então a necessidade de se ter claro o que é disciplina, pois se sabe que o professor espera que a mesma seja alcançada de maneira consciente e interativa, marcada pelo respeito, responsabilidade, participação, conhecimento, formação do caráter e da cidadania.

A disciplina será construída pela interação do sujeito com os outros e com a realidade, para que possa chegar no autodomínio.

Uma classe indisciplinada acredita-se é toda aquela que: “não permita um consciente trabalho de estímulo às habilidades operatórias, ao desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e vivências geradoras da formação de atitudes socialmente aceita em seus alunos” (ANTUNES, 2003, p. 9-10).

Percebe-se então que os envolvidos no processo educativo necessitam estarem atentos a tudo e a todos, para que a intervenção aconteça de maneira a produzir efeito positivo, onde o aluno possa realizar seu trabalho de maneira prazerosa, sentindo realizado com sua prática. É fora de dúvida que a pessoa só se sentirá bem quando estiver vivendo seus próprios valores. 

Evidencia-se aqui que a disciplina não é um processo misterioso ou sutil, ela vem da razão que permite prevalecer sobre nossas vontades. Mesmo quando os desejos do indivíduo são legítimos, não é possível exercê-los indiscriminadamente. Enfim, esta capacidade de tolerarem-se sofrimentos, dores, frustrações estão intimamente ligadas às renúncias das pessoas disciplinadas.
            
Se construirmos objetivos definidos para nossas vidas e  tivermos força interior para nos dirigirmos na rota da realização dessas metas, tenderemos a viver de uma forma muito agradável e contente conosco mesmos. [...] Uma razão forte, que nos faz agir com determinação e firmeza sempre em concordância com nossos próprios valores, é, pois, um dos requisitos para a felicidade. A essa capacidade chamamos de disciplina sem dúvida, sua aquisição corresponde a um dos passos mais importantes do amadurecimento emocional (GIKOVATE, 2001, p. 17).                           
                
É fundamental que o aluno tenha algo novo a buscar a cada dia, que ele perceba o valor da busca de novos conhecimentos, sentindo-se ser participante, membro vivo e ativo, interagindo constantemente com todos os envolvidos no processo educativo.
                 
                                       
Maria do Carmo Souza Martins 
Coordenadora Disciplinar do CSC



(2) comentários

Deixa sua mensagem



COMENTÁRIOS

Rogéria Rech04/05/2014 às 18:00:23

Sem disciplina o ser humano não consegue usufruir da plena felicidade. Ela sem dúvida é uma palavrinha mágica que todos devemos priorizar. Na sala de aula, em casa, na rua, num clube, na praia, na montanha, enfim faz parte de quem busca viver com gratidão o dom da vida. A disciplina faz parte do universo dos inteligentes, da educação.

Professora Fernanda30/04/2014 às 07:36:05

Parabéns pelo texto, gostei muito, relata alguns momentos de sala e concentração que é tão importante para o desenvolvimento da aprendizagem.